Skip to main content

Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional que, por sua vez, consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda em princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.

Atualmente a Gestão de Recursos Humanos (GRH) deve ser desenvolvida de forma integrada, isto é, as políticas e práticas de RH devem fazer parte intimamente da gestão organizacional. Assim a GRH torna-se um parceiro nos negócios, atuando de forma proativa e exercendo um papel muito mais efetivo. Quando o RH não consegue realizar esse casamento entre a estratégia da empresa e a prática, acaba por fortalecer o paradigma de que ‘gente é só custo’. O único recurso dentro de uma empresa capaz de gerar valor novo são os colaboradores. É importante que o RH invista, acredite e mostre, através de ferramentas concretas, que é possível gerar lucro com as pessoas e não apesar delas. O Recursos Humanos deve estar associado à estratégia da empresa e ser uma alavanca, ao invés de apenas prestador de serviços.

Para uma estrutura de Gestão de Pessoas bem sucedida, a organização deve buscar um RH que atue como “Agente Solucionador/Transformador” em tudo que tange à pessoas, basicamente em todos os processos de uma empresa, principalmente na difusão e disseminação da cultura, e na identificação e desenvolvimento de talentos, potencializando assim, o principal diferencial competitivos das empresas, o capital intelecto.

 

Fontes: http://www.biinternational.com.br/blog/a-relacao-de-recursos-humanos-com-a-cultura-organizacional/

http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-cultura-organizacional-empresa/

http://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_543.pdf