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Grande parte das empresas já reconhece a importância da educação corporativa para promover mudanças positivas no comportamento dos seus colaboradores, aumentando sua produtividade e estimulando o alcance de metas. Nesse contexto, surgiu a Universidade Corporativa.

Com ela, é possível aplicar treinamentos e cursos inteiramente alinhados aos objetivos e necessidades do seu negócio. Sem dúvida, uma ótima alternativa para organizações que buscam investir na capacitação da sua equipe!

Ficou interessado no assunto? Então, continue lendo este artigo para entender melhor o que é esse recurso, quais benefícios ele proporciona e como aplicá-lo em sua empresa.

O que é uma universidade corporativa?

Também chamada de UC, a universidade corporativa pode ser definida como uma instituição de ensino vinculada a uma empresa, seja esta pública, seja privada. Diferentemente da universidade tradicional, ela disponibiliza cursos mais específicos, ligados aos interesses da organização.

O conceito foi criado nos Estados Unidos, nos anos 50. No Brasil, surgiu apenas no início da década de 90, vindo se popularizar nos últimos anos. Hoje, grandes companhias já se utilizam dessa estratégia, como: Ambev, Caixa Econômica Federal, Natura e Banco do Brasil.

Um problema comum no mundo corporativo é que as universidades convencionais não conseguem atender às demandas reais e práticas do mercado de trabalho.

Cada companhia tem suas particularidades: trajeto histórico, valores, propósitos, expectativas para o futuro, processo produtivo, entre outros. Assim, quando começam a atuar em uma empresa, os profissionais não são capazes de suprir suas necessidades específicas.

Diante disso, o objetivo da UC não é substituir as instituições tradicionais, e sim oferecer um ensino complementar a elas, preenchendo essas lacunas.

Os cursos disponíveis na universidade corporativa são de qualificação profissional, tem curta duração — normalmente, entre 2 semanas e 3 meses — e seu enfoque é mais prático que teórico.

Quais são as suas vantagens?

No atual mercado, em que a concorrência está cada vez mais acirrada, sabemos que é fundamental buscar maneiras de adquirir vantagem competitiva. Nesse sentido, investir no desenvolvimento profissional dos colaboradores é uma boa opção.

A universidade corporativa oferece uma estrutura completa de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de competências e gestão de resultados. Por isso, existem várias vantagens em integrar a UC à gestão de RH da sua empresa. Vejamos as principais delas:

Redução da rotatividade

Quando uma empresa realiza ações de educação corporativa, o colaborador percebe que ela se importa e investe no seu desenvolvimento profissional, sentindo-se mais motivados e engajados. Dessa forma, a taxa de turnover diminui, e a retenção de talentos aumenta.

Fortalecimento da cultura organizacional

Justamente por ser mais específica, a mensagem transmitida pelos cursos da UC é sempre alinhada à missão, à visão e aos valores do negócio, o que ajuda a solidificar cultura da marca perante os colaboradores.

Aumento da produtividade

A companhia se beneficia diretamente do conhecimento gerado na universidade corporativa. Os cursos instruem sobre a maneira correta de realizar as tarefas diárias e visam desenvolver as competências profissionais. Isso contribui para a redução de erros e retrabalhos, impulsionando a produtividade.

Estímulo à inovação

Uma universidade corporativa incentiva ainda a troca de conhecimento e o compartilhamento de ideias entre os estudantes. Assim, além de melhorar o clima organizacional, isso cria uma cultura de inovação que auxilia na melhoria constante dos processos internos.

Como implementar essa estratégia?

Depois de conhecer todos esses benefícios que a UC proporciona, é difícil não querer colocá-la em prática na sua empresa o mais breve possível, certo? No entanto, é preciso fazer um bom planejamento prévio para garantir que esses resultados sejam, de fato, satisfatórios.

Por esse motivo, separamos a seguir algumas dicas para quem deseja estruturar uma universidade corporativa. Confira:

Identifique as demandas de capacitação

O primeiro passo é entender qual é o contexto do seu negócio e quais são as necessidades da companhia. Afinal, tudo deve ser projetado estrategicamente para suprir essas demandas.

Uma dica é se reunir com a alta liderança para levantar essas informações e, assim, estipular quais são as metas da UC, criando um plano de aulas que aborde os tópicos mais relevantes. O RH pode ainda convidar a equipe de funcionários para conversar e discutir ideias nesse sentido.

Elabore uma metodologia adequada

A próxima etapa é definir qual será o escopo de atuação da universidade corporativa, bem como o seu público — ou seja, quais cargos, funções e processos serão contemplados. A partir daí, é preciso determinar a metodologia de ensino a ser aplicada.

Pesquise sobre os diferentes recursos para ensino de adultos e busque aquela mais adequada às características da sua empresa. Esse também é o momento ideal para estabelecer o que pode ser feito com instrutores internos e o que deve ser terceirizado.

Defina a equipe responsável pelo projeto

Para que a universidade corporativa seja um sucesso, é essencial que todos os departamentos estejam alinhados e engajados no projeto. Então, mesmo depois de decidir quais conteúdos são prioridade, lembre-se de que todas as competências auxiliam no processo de implementação da UC.

Não só o RH deve participar da criação e manutenção da UC. As responsabilidades devem ser distribuídas entre todas as áreas envolvidas, como marketing, TI, financeiro, jurídico etc. A adesão dos líderes também é indispensável.

Invista em uma plataforma online

Utilizar uma plataforma on-line para criar a sua estratégia é a melhor opção. Afinal, esse formato proporciona mais flexibilidade aos colaboradores, que podem acessar as aulas quando e onde puderem — o que é especialmente favorável para organizações que enfrentam a dispersão geográfica dos seus funcionários.

Portanto, se você quiser investir em treinamentos no ambiente virtual, é importante procurar uma solução de ensino a distância, que ofereça todas as funcionalidades que você precisa.

Monitore os resultados

Uma boa universidade corporativa é fruto de um trabalho constante de aperfeiçoamento. Então, acompanhe sempre os resultados e avalie o desempenho dos treinamentos, para verificar o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado. Isso é importante, inclusive, para comprar a efetividade da UC diante da alta liderança.

Por fim, não se esqueça de manter um canal de comunicação aberto com todos os envolvidos, pois os feedbacks também são essenciais para quem deseja atingir resultados cada vez melhores.

Como vimos, a universidade corporativa é altamente eficiente para capacitar os funcionários de maneira estratégica, fazendo com que eles realizem suas tarefas com mais eficácia e alcancem as metas organizacionais. Sendo assim, é um recurso extremamente recomendado para alavancar os resultados na gestão de Recursos Humanos!

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