O ambiente de trabalho, normalmente composto pelos mais diversos tipos de profissionais, pode ser hostil e com relações profissionais indiferentes. Embora seja um padrão de muitas empresas, essas situações podem fazer com que certos colaboradores se sintam desvalorizados e insatisfeitos, trazendo malefícios para o bem mais precioso de uma corporação: as pessoas, que são as grandes responsáveis pelo bom andamento de qualquer negócio.
Diante desse fato, o mercado profissional tem procurado criar um ambiente de trabalho mais saudável, apontando que a tendência para oferecer maior bem-estar aos colaboradores é a humanização nas empresas.
Você já ouviu falar nesse termo? Quer saber mais sobre como implementá-lo em sua empresa para manter um ambiente saudável e produtivo? Então continue a leitura e saiba mais sobre como funciona essa política!
Saiba por que investir em humanização nas empresas é uma boa ideia
Humanizar as relações profissionais significa tratar colaboradores com respeito, empatia e compreensão. Essa forma de se relacionar possibilita que o ambiente laboral seja mais leve, descontraído e proporcione bem-estar a todos os trabalhadores.
A hierarquia não é deixada de lado, mas existe menos tensão entre líder e liderados, que fazem do diálogo a chave do sucesso de uma equipe. As empresas que adotam esse método compreenderam que os colaboradores são o bem mais precioso que podem ter.
A tendência de investir em humanização nas empresas não é exatamente uma novidade, mas esse movimento tem se intensificado nos últimos tempos em diferentes nichos de atuação no mercado.
A justificativa para mais organizações estarem acolhendo o tratamento humanizado com seus colaboradores é pautada no bem-estar gerado para os funcionários e, consequentemente, nos reflexos positivos que a medida gera para a empresa.
O principal destes reflexos está na produtividade: quando o colaborador sente que é importante para na empresa, a relação de confiança se torna mais sólida. Além disso, trabalhar em um ambiente com menos tensão faz com que o funcionário esteja menos estressado e preocupado, diminuindo o risco de doenças ligadas ao emocional.
Ao desfrutar de um ambiente profissional que proporciona preocupação com seu bem-estar, o colaborador fica mais feliz e reconhece o esforço da empresa. Dessa forma, ele veste a camisa da instituição e se esforça mais, consequentemente, aumentando a produtividade e o número de resultados.
Entenda por que a tecnologia não substitui a presença humana
A humanização nas empresas busca uma melhora nas relações humanas dentro do ambiente corporativo. Isso ocorre porque as relações entre pessoas são realmente delicadas e precisam de dedicação para que funcionem em harmonia.
No entanto, com o avanço cada vez mais intenso da tecnologia, algumas pessoas se assustaram com a inserção de processos e adventos tecnológicos na rotina de trabalho. Alguns colaboradores podem pensar que a tecnologia pode tomar seus postos de trabalho e serem resistentes ao uso desses recursos modernos.
Essa é uma questão que deve ser muito trabalhada pelo setor de RH em conjunto com a comunicação interna. É preciso conscientizar os trabalhadores dos seguintes pontos sobre o uso de tecnologias:
não substitui a presença humana;
otimiza processos burocráticos;
torna a comunicação mais fluida;
fornece dados precisos que ajudam nas tomadas de decisões;
cria a demanda de novos postos de trabalho para operar novas metodologias e maquinário;
faz com que o papel humano seja essencial para definir rumos estratégicos para a empresa.
Além de todas essas informações, é preciso fazer com que o colaborador entenda que existe um investimento, inclusive financeiro, para que exista a humanização nas empresas. Portanto, não seria interessante para o empregador investir em pessoas para depois substituir a presença humana por tecnologia.
Confira quais são as melhores práticas para implantar a humanização nas empresas
Se você pensa em implantar a humanização na sua empresa, mas não sabe como, confira a seguir alguns passos importantes para conseguir êxito nessa mudança tão importante.
Mostre que o RH se importa com os colaboradores
O setor de RH é muito importante para que a humanização nas empresas seja implantada com sucesso. Isso ocorre porque a área de Recursos Humanos é a responsável por gerenciar todos os colaboradores da companhia, desde sua contratação até o desligamento.
Por isso, ao decidir que essa será a política vigente, é papel do RH, junto de outros setores, como a comunicação, iniciar uma campanha de conscientização para explicar aos colaboradores quais serão essas mudanças e por que elas estão ocorrendo.
Esse já é um sinal de que a empresa e o setor de RH fazem questão de que todos os trabalhadores conheçam as decisões da diretoria e estejam preparados para novidades em suas rotinas laborais.
Abra canais de comunicação e ouça o que o colaborador tem a dizer
Abrir um canal de comunicação com os colaboradores também é uma forma de demonstrar que a empresa se importa com o que seus funcionários pensam. Se disponibilizar para uma conversa é um gesto simples, mas que pode sinalizar a abertura de uma relação que não existia antes. Pode significar para um colaborador que ele tem espaço para o diálogo com a empresa sem se sentir ameaçado.
As conversas podem acontecer de diversas formas:
pessoalmente, diante de um pré-agendamento;
por uma linha de aplicativo de mensagem;
intranet;
e-mail, entre outros.
O ideal é sempre estabelecer a conversa olho no olho, mas a tentativa de abrir outros canais pode ser válida principalmente no início da implantação da humanização na empresa, até para quebrar uma desconfiança inicial e natural dos colaboradores.
Mas atenção! É uma ótima iniciativa abrir canais de comunicação com os trabalhadores, mas não dar um feedback sobre o que foi conversado é uma péssima postura. Não dar retorno sobre o contato pode até fazer com que o colaborador se sinta frustrado e enganado, enfraquecendo a relação de confiança com a empresa. Fique atento!
Crie uma política de incentivos
A criação de políticas de incentivo em empresas também não é uma novidade, mas está tomando novas formas nos últimos tempos. Essas medidas podem fazer com que o ambiente se torne mais descontraído e deixem o colaborador mais feliz.
Mas é preciso cuidado ao adotar a estratégia — empresas sérias não fazem dessas medidas moedas de troca. Não é possível oferecer esses benefícios e não zelar pelo bem-estar, saúde e segurança do colaborador. Os dois fatores precisam caminhar juntos, caso contrário, não se trata de humanização.
Podem fazer parte da política de incentivos:
participação nos lucros e resultados (PLR);
lanches;
happy hour;
pet friendly day;
bônus salariais, entre outros.
Seja empático
Ser empático é um pré-requisito para conseguir implantar a humanização nas empresas. Se colocar no lugar do outro pode mudar nossa visão e possibilitar enxergar pontos que antes não eram possíveis. Para entender o que se passa na cabeça e na vida de um colaborador, dialogue. Só assim você poderá melhorar sua gestão e entender como pode auxiliar sua equipe!
Neste artigo, você viu que a humanização nas empresas pode fazer com que o colaborador se sinta valorizado e conferiu algumas dicas para implantar a política em uma empresa. Além disso, conheceu o papel importante que o RH desempenha na hora de comunicar e realizar as mudanças necessárias e de conscientizar o colaborador com relação ao uso da tecnologia na rotina de trabalho.
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