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Driblar os problemas de satisfação dos funcionários, turnover e baixo desempenho é sempre desafio para o RH. Acontece que novas tendências estão aparecendo como soluções para melhorar o engajamento dos colaboradores, como a mais recente delas: a gamificação no RH.

O uso de técnicas dos games ou processos inspirados nesse universo tem crescido nas empresas de diferentes setores, sejam elas mais consolidadas no mercado ou as mais recentes startups.

Por meio dessas práticas, o RH tem aumentado a participação dos funcionários na rotina da organização, melhorando o bem-estar da equipe e tornando mais eficientes treinamentos e capacitações. Quer saber mais? Confira!

Entendendo a gamificação no RH

Imagine que, na empresa onde você trabalha, é exigido um novo treinamento de saúde e segurança do trabalho. Ao chegarem no local combinado, são entregues vários óculos de realidade virtual para que os colaboradores façam a capacitação de forma lúdica e educativa. Essa foi a estratégia adotada pelo Grupo Gerdau para capacitar alguns dos seus colaboradores.

Agora, lembre-se de todas as vezes que você utilizou um serviço em plataforma (aplicativos de carro ou aluguel de imóveis) e, posteriormente, avaliou com estrelas ou, ainda, quando foi em um cabeleireiro em que recebia um cupom que deveria ser preenchido e, depois de 10 cortes, ganharia o próximo.

Esses são exemplos distintos, porém práticos, sobre o que é a gamificação.

Essas estratégias dizem respeito a adoção de uma lógica dos jogos nos processos da empresa, sejam eles com o público externo (nas vendas) ou com os próprios colaboradores, na gestão da equipe.

Pense em um jogo e nas suas lógicas: desafios, competição, recompensa e gratificação. Esses são pilares nos processos de gamificação, em que são distribuídas tarefas com objetivos bem definidos, pontuações, estímulo à evolução e, sem dúvida, uma dose de entretenimento.

Implementar essas técnicas pelo RH da empresa é uma forma de garantir a inovação dos negócios, a participação mais ativa dos colaboradores e a criação de um ambiente mais descontraído, ainda que orientado por metas e objetivos.

Veja mais alguns usos e benefícios dessas práticas.

Melhorando o engajamento da equipe

Hoje, o mercado de trabalho é caracterizado pela forte presença da geração Y e Z, ou seja, pelos nascidos a partir da década de 1980. São profissionais mais ágeis, conectados e que querem se sentir pertencentes e ouvidos na instituição em que trabalham.

Para esses profissionais, as técnicas de gamificação aumentam a motivação, pois são desafiados a evoluírem, conquistarem um prêmio ou ganhar o reconhecimento pelo trabalho realizado. Além disso, eles estão acostumados com as ferramentas digitais e com a presença de jogos on-line em todos os sistemas com que interagem em suas rotinas.

Qualificando treinamentos

O exemplo que citamos anteriormente da Gerdau é só mais umas entre as várias formas de aplicar a gamificação no RH e na realização de capacitações e treinamentos.

A dica, aqui, é aproveitar a cultura da conectividade para implementar essas técnicas, como por meio de cursos on-line (com certificações e ranking) e criação de cenários hipotéticos para a resolução de problemas.

Mais um exemplo de aprimoramento de capacitações são os usos de quizz e questionários com pontuações que o funcionário pode preencher (mobile learning), estimulando reflexões sobre os desafios de suas funções — por exemplo, para aumentar as vendas, produzir conteúdo, se relacionar com o cliente, etc.

Reduzindo o absenteísmo

Esse é um dos vilões do RH e, para superá-lo, é fundamental entender suas causas, seja desmotivação gerada pela função exercida, pelo contexto da empresa, por problemas pessoais, etc. A lista de causas do absenteísmo pode ser grande.

Cabe aos bons gestores de RH manter a equipe proativa e satisfeita na execução de suas tarefas. A gamificação pode, portanto, ser um instrumento que auxilie na identificação dos problemas que têm gerado as ausências e a desmotivação dos funcionários e, além disso, criar um ambiente mais leve e aberto para lidar com essas questões.

Fortalecendo a importância do feedback

A lógica do jogo é o desafio (caminho), para alcançar algo (objetivo) e ter uma recompensa (reconhecimento). Contudo, é importante valorizar as etapas desses processos e pensar sempre em sistemas de avaliação.

Por meio da gamificação, é possível realizar feedbacks de forma mais orgânica para os funcionários com o intuito de melhorar suas performances sem causar desconfortos.

Lembre-se que todos os colaboradores envolvidos em uma atividade precisam receber um retorno, inclusive os eventuais “vencedores” de uma competição simulada.

Aprimorando o recrutamento

A gamificação no processo seletivo das empresas é uma forma de manter os candidatos engajados e criar uma imagem positiva da organização, além de estabelecer parâmetros de avaliação adequados para o recrutamento.

Jogos interativos, ambientes simulados e criação de dinâmicas — já tradicionais em muitos processos seletivos — podem ser aprimorados com o intuito de avaliar a capacidade do candidato de lidar com desafios concretos em um futuro na empresa e com o trabalho em equipe.

Implementando a gamificação no RH

Mais do que trazer jogos e diversão para o ambiente corporativo, a gamificação é uma tendência de renovação da cultura organizacional e que deve ser pensada como parâmetro para aprimoramento da gestão do RH.

Para sua implementação em qualquer atividade ou processo, é importante seguir alguns passos:

  • defina os objetivos (alinhados aos objetivos maiores da empresa);
  • sensibilize a equipe e fale sobre as recompensas;
  • incentive a cooperação e a competição saudável;
  • acompanhe os indicadores, faça avaliações e compartilhe os resultados.

Esses são procedimentos básicos na hora de implementar qualquer atividade na sua empresa baseada na gamificação.

Para facilitar essa jornada, você pode contar com especialistas em educação corporativa e gestão de RH focada no aumento da produtividade e qualidade da sua equipe.

A Woli oferece soluções que auxiliam o setor de RH a melhorar os processos de recrutamento, a retenção de talentos e o acompanhamento de todo ciclo do colaborador na empresa por meio da gamificação no RH. São técnicas direcionadas para extrair o melhor da equipe da sua empresa e fazer do seu time de colaboradores um diferencial competitivo no mercado.

Quer saber mais sobre gamificação no RH e as soluções que oferecemos? Entre em contato com a gente!

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