Atualmente, muito falamos em soft skills, ou seja, competências pessoais que todo gestor gosta de ver na sua empresa. Embora elas sejam muito difíceis de avaliar no momento de uma contratação, é muito importante considerá-las para o bom andamento do fluxo de trabalho. Afinal, as habilidades humanas são os pilares da gestão de pessoas, você concorda?
Portanto, as soft skills (ou competências e habilidades humanas) são cada vez mais requisitadas e valorizadas no ambiente corporativo, sendo essenciais para o crescimento dos negócios. Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!
Veja quais são as habilidades humanas mais requisitadas no mercado de trabalho
Existem diversas habilidades humanas que as empresas sempre ficam de olho na hora de contratar um novo talento. Vamos conhecer as principais e entender os motivos pelos quais elas são importantes no mercado de trabalho?
[rock-convert-cta id=”1748″]Comunicação
Você sabe que uma comunicação clara e objetiva é fundamental para que o fluxo de trabalho funcione sem turbulências, certo? Por isso, é essencial que os colaboradores saibam transmitir as informações para as outras pessoas. Por isso, a comunicação deve ser um dos principais pilares da gestão de pessoas.
Capacidade analítica
Prever uma falha, entender o fluxo de trabalho, analisar as oportunidades e interpretar informações é essencial para que o time saiba como resolver os problemas que surgem no dia a dia. Por isso, o time precisa ter boa capacidade analítica para ajudar a empresa na tomada de decisão estratégica.
Ética
Encontrar colaboradores confiáveis é ter a certeza de que a sua empresa está no caminho certo. Por isso, a ética é uma das habilidades humanas que deve ser considerada como um dos pilares na gestão de pessoas. Afinal, mais do que saber seguir regras, é importante tratar todas as situações com honestidade e respeito.
Positividade
Ter uma atitude positiva é essencial para promover um clima prazeroso e agradável para se trabalhar. Ao contrário, se você contratar apenas funcionários pessimistas, as chances de o seu negócio afundar são muito grandes! Ter positividade é essencial para trazer entusiasmo e ajudar no desempenho das atividades rotineiras.
Habilidades tecnológicas
Na era digital, é impossível não relacionarmos a tecnologia, mesmo quando estamos falando de habilidades humanas. Aliás, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn e pela WGSN, intitulada “Futuro do Trabalho“, mostrou que as habilidades humanas e tecnológicas podem se complementar no mercado.
Respeito às diversidades
Nas empresas, encontramos pessoas com opções sexuais diferentes, gêneros, religiões, tradições, cores, deficiências e muitos outros aspectos relacionados à diversidade. Portanto, ter respeito pelas diferenças é essencial para criar um ambiente agradável e transparente para se trabalhar.
Trabalho em equipe
É fundamental que o seu time saiba trabalhar em equipe. Afinal, se os funcionários pensam apenas em si, não conseguem ter uma visão ampla de todo o negócio. Portanto, quanto mais eles se ajudarem e perceberem a importância do trabalho em conjunto, mais facilmente a sua empresa alcançará resultados satisfatórios.
Entenda por que essas habilidades são importantes no mercado de trabalho
Se você digitar no Google “habilidades humanas importantes”, perceberá que existe uma infinidade delas. No entanto, existem algumas (citadas anteriormente) que estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas.
Isso porque, por mais que não exista uma “receita de bolo” para as organizações terem sucesso, existem algumas características que podem nortear o planejamento estratégico. Portanto, as habilidades humanas devem ser um dos pilares da gestão de pessoas para o sucesso do trabalho e dos negócios.
Por exemplo, para criar um clima produtivo para trabalhar, é fundamental que os seus funcionários se relacionem bem, saibam se comunicar com clareza, sejam éticos e ajudem a organização a prosperar, você concorda? Somente aqui, já citamos diversas habilidades humanas que é necessário desenvolver para criar um ambiente produtivo.
Além disso, é preciso considerar que cada empresa tem uma cultura organizacional diferente. Portanto, é fundamental que os funcionários tenham as habilidades humanas semelhantes aos valores daquela organização. Do contrário, você cria um clima improdutivo, estressante e pode, até mesmo, macular a imagem da sua empresa.
Saiba como desenvolver as habilidades humanas nos seus funcionários
Certamente, queremos que todos os funcionários já cheguem em nossa empresa com as habilidades humanas prontas, servindo como pilares da gestão de pessoas, certo? No entanto, isso nem sempre acontece.
Por isso, é preciso saber como desenvolvê-las no seu time interno. Vamos conferir algumas dicas que podem ajudar nesse processo? Venha conosco!
Crie uma cultura de feedback constante
É muito importante o funcionário saber quais são os seus pontos fortes e tudo aquilo que precisa ser melhorado. Por isso, invista em uma cultura de feedback constante: um momento em que os gestores, individualmente com o seu funcionário, conversem sobre o desempenho das suas atividades e criem insights para melhorar o que precisa ser aperfeiçoado.
Promova o autoconhecimento nos seus funcionários
Crie sessões (oficinas, workshops ou treinamentos) com apoio de um psicólogo para promover o autoconhecimento nos funcionários. Isso porque é fundamental que eles percebam quais são as habilidades e competências (ou soft skills) que precisam ser aprimoradas para o seu bom desempenho.
Tenha boas ações estratégicas de comunicação interna
As ações de comunicação interna são ótimas opções para os funcionários se conhecerem melhor e trocarem ideias interessantes. Por isso, utilize esses encontros estratégicos para promover o desenvolvimento de habilidades.
Por exemplo, imagine que os seus funcionários não saibam trabalhar em conjunto por não se comunicarem direito. Então, você pode criar uma gincana contendo provas exclusivas para melhorar esse aspecto. Por isso, é muito importante ter um setor de Recursos Humanos estratégico para criar um planejamento que seja voltado ao atendimento das reais necessidades daquela organização.
Desenvolver habilidades humanas deve ser um dos principais pilares da gestão de pessoas em qualquer organização. Isso porque uma empresa que reconhece e desenvolve boas competências nos seus funcionários tende a conquistar o mercado com mais facilidade. Afinal, quem não quer ter um time produtivo e pronto para turbinar os negócios, não é mesmo?
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