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Você conhece o employer branding? Essa estratégia, cujo objetivo é promover a boa imagem da empresa, foi criada para manter os profissionais qualificados e motivados em fazer parte dela.

Pense por um momento: você prefere trabalhar em uma organização onde os funcionários estão sempre sendo instigados e com o astral alto, ou em um lugar com um clima pesado e intimidador?

O segundo caso desse exemplo pode acontecer porque falta investimento no capital humano. Infelizmente, esta ainda é uma característica de muitas organizações que visam apenas a lucratividade a curto prazo e não se preocupam em criar ações para motivar os funcionários.

Foi para mudar essa situação que surgiu o employer branding. Neste post, você vai entender o que é esse conceito, seus benefícios e como aplicá-lo no seu negócio.

Os benefícios do employer branding

A primeira coisa que você precisa ter em mente ao investir em um projeto de employer branding é que trata-se de uma ação de longo prazo — ou seja, é necessário ter um setor de RH estratégico para propor bons projetos.

As formas de elevar a satisfação dos funcionários varia de empresa para empresa, pois cada ambiente de trabalho possui uma cultura própria e colaboradores diferentes. Assim, é necessário ter estratégias diversas, que sejam adaptadas à realidade da organização.

Veja abaixo os principais benefícios do employer branding.

Diferencial competitivo para a empresa

Quando os seus funcionários estão plenamente satisfeitos com os gestores, o salário e os benefícios que recebem no trabalho, isso reflete no mundo externo e no clima do ambiente. Assim, as pessoas começam a enxergar a empresa com confiança admiração, o que faz com que outros talentos (inclusive os da concorrência) queiram fazer parte do seu time.

Essas vantagens se tornam um diferencial competitivo para a empresa, valorizando sua imagem no mercado. Por isso, invista em estratégias de valorização pessoal para os seus funcionários e divulgue esses benefícios tanto internamente quanto nas redes sociais. Não hesite em contar com a ajuda do time de marketing para levar esse conteúdo para o meio digital.

Integração e satisfação dos funcionários

Além de integrar o time de RH e marketing nas ações estratégicas, o employer branding promove a integração e a satisfação de todos os funcionários. Isso significa que as pesquisas de clima organizacional serão muito mais assertivas, fazendo com que os indicadores de satisfação sejam sempre elevados.

Tudo isso acontece porque a sua empresa passa a investir no potencial humano. Portanto, criar estratégias constantes para motivar e ouvir o feedback dos funcionários, trabalhando também com sugestões internas de aperfeiçoamento para atingir todos os objetivos, é uma forma de valorizá-los e mostrar que a experiência deles é importante para o time.

Aumento da produtividade dos funcionários

Quando os colaboradores percebem que existem muitas pessoas interessadas em trabalhar na sua empresa, isso faz com que eles se dediquem ao máximo ao seu trabalho. Afinal, além de quererem manter seus empregos, essa é uma garantia de que a empresa é bem vista no mercado e fará uma grande diferença no currículo.

Por trabalharem mais satisfeitos, os funcionários passam a compreender a real importância das suas funções, o que contribui para que as tarefas diárias sejam executadas sem atrasos. Essas vantagens também diminuem as taxas de turn over e absenteísmo.

Redução dos custos de recrutamento e seleção

Nós já vimos que, se a sua empresa é bem vista pelos profissionais, ela passa a atrair talentos com facilidade. Dessa forma, quando houver uma vaga em aberto, diversos profissionais qualificados ficarão ansiosos por participar do processo seletivo.

É importante lembrar que, mesmo quando não há vagas em aberto, o seu banco de currículos permanece cheio, facilitando na hora de preencher uma vaga importante ou urgente.

Como aplicar o employer brangind na sua empresa

Para que o employer branding funcione na sua empresa, é muito importante ter boas estratégias trabalhando em conjunto. Afinal, somente uma estratégia isolada não faz milagres!

Alinhe o setor de RH para que seja desenvolvido um conjunto de ações para que os seus objetivos com essa estratégia sejam alcançados. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: listamos abaixo algumas ideias para implementar no seu negócio.

Reveja os valores do negócio

Um dos primeiros passos para aplicar o employer branding é rever quais são os pilares estratégicos que sustentam a cultura organizacional da sua empresa. Estamos falando aqui dos valores que são reconhecidos tanto interna quanto externamente e que precisam estar alinhados com a estratégia de employer branding.

Desenhe uma estratégia

Para desenhar uma estratégia, você deve seguir os seguintes passos:

  1. crie ações de curto, médio e longo prazo;
  2. defina quais são os objetivos de cada ação;
  3. liste quais são os recursos disponíveis para colocá-las em prática;
  4. elabore um cronograma;
  5. avalie se as estratégias estão dando certo por meio do acompanhamento dos KPIs adequados.

Identifique o perfil desejado

Sabe aquele perfil profissional modelo que você queria em todos os setores? Pois saiba que, com o employer branding, é possível alcançá-lo.

Para começar, liste os principais conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) ideais para o perfil de cada setor. Depois, identifique em quais aspectos a sua empresa pode melhorar a realidade atual dos funcionários para que eles consigam trabalhar em busca desse mesmo perfil.

Defina sua Employment Value Proposition (EVP)

A proposta de valor ao empregado (EPV) é realizada por meio da valorização do funcionário — ou seja, o que a sua empresa faz para mantê-lo na sua organização. A valorização se dá por recompensas e benefícios e por atender as expectativas dos profissionais com relação ao seu planejamento de carreira.

Quando a sua empresa tem um plano de carreira definido, é preciso segui-lo seriamente para evitar que a credibilidade da marca diminua. Se os funcionários sabem onde estão, até onde podem chegar e o que precisam fazer para alcançar o sucesso profissional, eles trabalham mais satisfeitos porque percebem o rumo que a sua carreira está tomando.

O employer branding é uma técnica que visa promover a imagem da empresa, atraindo talentos e mantendo os funcionários motivados. Para isso, é preciso planejamento estratégico para desenhar as principais ações a serem tomadas, promovendo o bem-estar e qualidade de vida aos funcionários.

Agora que você já sabe quais são os benefícios e como implementar o employer branding, que tal levar essa estratégia para a sua empresa? Aproveite também para seguir a Woli nas redes sociais e acompanhar outros conteúdos que compartilhamos sobre o assunto: estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!