O treinamento e desenvolvimento são muito importantes na qualificação dos colaboradores, podendo ser positivo na produtividade e nos resultados da companhia.
As empresas investem em média 22 horas nos treinamentos por funcionário em capacitação e endomarketing, de acordo com pesquisa da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento).
Segundo a mesma pesquisa, cerca de 40% dos treinamentos são direcionadas para os líderes, 14% para alta liderança, 26% a gerência e supervisão e os outros 60%, para a operação.
Uma das grandes utilidades da capacitação é aliar gestores e colaboradores com todos os processos da empresa.
Além disso, o treinamento ajuda a empresa na descentralização dos processos. Com participação dos gestores de áreas diferentes nos treinamentos, ajudando as atividades da companhia a serem mais eficazes.
Por isso, vamos mostrar as vantagens do treinamento e o desenvolvimento da equipe para as empresas.
Qual a importância do treinamento?
No passado, o treinamento era algo raro, focado apenas na preparação para processos operacionais com intuito de melhorar o conhecimento técnico da equipe na realização das tarefas.
Entretanto, hoje em dia é importante o desenvolvimento das competências comportamentais para que as tarefas sejam realizadas da maneira mais eficaz possível.
Alguns exemplos de treinamento nesse sentido são o controle emocional, temperamento, motivação, respeito a hierarquia e a cultura da empresa, entre outros.
Com os colaboradores capacitados, além tornar o colaborador motivado e bem capacitado, faz com eles estejam preparados para serem mais inovadores no cotidiano da empresa.
Além disso, o treinamento é também usado como forma de reter os seus talentos: além do salário chamativo, um agradável ambiente da equipe e recursos para a realização do seu trabalho é essencial.
Quando aplicar os treinamentos?
Em um cenário de alta competitividade é necessário que todos os processos sejam feitos com alta qualidade.
Porém, quando os resultados são insatisfatórios, o treinamento deve ser aplicado para que todas as atividades sejam bem realizadas.
Veja as principais razões de aplicar um treinamento:
- Alta rotatividade da equipe;
- Insatisfação dos funcionários;
- Problemas no clima organizacional da empresa;
- Produtividade baixa;
- Insegurança nas atividades exercidas;
- Falta de perspectiva dos funcionários a longo prazo.
Como fazer o treinamento?
Se a empresa não fizer nenhum tipo de treinamento da equipe, ela pode sofrer com problemas processuais que poderiam ser evitados.
Para iniciar um treinamento é preciso fazer uma análise crítica de cada funcionário. Com um diagnóstico completo, pode-se identificar os pontos positivos e negativos, facilitando a identificação dos pontos que devem ser melhorados.
Depois de analisar o perfil do colaborador, será preciso aplicar o treinamento que foque naquela dificuldade.
Vantagens da capacitação para o funcionário
O desenvolvimento pessoal do funcionário deve ser acompanhado de disposição e motivação, pois são ingredientes muito importantes para um profissional bem-sucedido.
No contexto profissional, a capacitação profissional vale para toda equipe, independente do currículo dos colaboradores que estão na empresa.
Mesmo os funcionários altamente qualificados devem passar por treinamentos direcionados para melhorar os seus processos.
O aprimoramento também serve para que os líderes multipliquem seus próprios conhecimentos buscando o bem comum na empresa, desenvolvendo todas as competências e relacionamentos interpessoais.
Assim, haverá mais profissionais preparados a conhecer os valores da empresa e, consequentemente, minimiza a necessidade contratar outros funcionários.
Benefícios do treinamento para empresa
Esses treinamentos servem para auxiliar a equipe a desempenhar os serviços para todo trabalho ser feito de acordo com as diretrizes da organização.
Dessa forma, o funcionário que passa pela capacitação é apto a estar motivado para exercer as atividades diárias, já que possui um grande conhecimento dos valores da empresa.
Portanto, é possível afirmar que promover treinamento é positivo pois agiliza ações de otimização do trabalho, aumentando a produtividade e melhorando a comunicação entre as áreas.
Tipos de treinamento
Muitas empresas buscam por treinamentos a partir da solicitação da chefia ou de algum interessado em se capacitar sobre determinada tarefa.
Entretanto, antes mesmo de aplicar os treinamentos, é preciso analisar se a necessidade envolve processos ou capital humano.
Quando os problema no fluxo de trabalho decorrem de problemas técnicos, a empresa deve concentrar os esforços em solucionar as limitações do colaborador.
Existem vários treinamentos que podem ser aplicados aos funcionários, cada um deles tem sua importância e nenhum deles deve ser descartado.
Confira agora os tipos mais comuns de treinamentos corporativos feitos pelas empresas:
Treinamento presencial in company
Este treinamento pode ser conduzido pela própria empresa ou por consultoria especializada em treinamentos de capacitação.
Ele é destinado a um grupo de profissionais da mesma empresa, independente da área de atuação.
Treinamento aberto presencial
Esses treinamentos são feitos para pessoas de várias companhias que fazem a inscrição para participar.Os treinamentos abertos sempre serão aplicados por consultorias especializadas em treinamento.
Treinamento à distância
Treinamentos à distância pode ser feito tanto interna quanto externamente.
Eles são destinados a todos os públicos, tanto da empresa, quanto externo.
Treinamento no trabalho (on the job)
Esse treinamento é praticado no local de trabalho orientado pelo gestor ou por um profissional mais capacitado.
Job Rotation
Essa modalidade é feita para que profissional passe por diversas áreas/ tarefas com o intuito de prepará-lo para desempenhar todas as etapas dos processos.
Muitos dos participantes desses treinamentos são trainees de grandes empresas, principalmente multinacionais.
Aplique treinamentos para ter uma equipe mais produtiva!
O treinamento é um investimento para qualificar sua equipe a ser mais preparada para desempenhar as tarefas do cotidiano com mais produtividade e, ao mesmo tempo, alinhada aos valores da empresa.
Para evitar a presença de funcionários desmotivados e desqualificados, a capacitação é algo essencial.
Portanto, o sucesso de qualquer empresa tem relação direta com o desenvolvimento dos funcionários.
Todavia, é importante destacar que os treinamentos dos funcionários não podem ser uma alternativa imediatista, mas sim, uma opção à longo prazo para melhorar o desempenho no dia a dia.
Além de capacitar a equipe, o treinamento também é usado para melhorar e tornar a gestão empresarial mais sustentável com um ambiente corporativo muito mais agradável.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.
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