Skip to main content

Na atualidade, quanto mais estratégico for o setor de Recursos Humanos da sua empresa, mais chances de crescimento ela tem. Por isso, entender quais são os tipos de indicadores de RH é essencial para fazer a escolha ideal que, se trabalhada estrategicamente, fará grande diferença no seu negócio.

No entanto, não é nenhuma novidade que utilizar os indicadores de RH é um dos principais e grandes desafios empresariais, por isso, é importante que sejam realizados de forma automática. Além disso, eles precisam ser escolhidos de acordo com a realidade da sua empresa, pois são responsáveis por verificar se a gestão está (ou não) proporcionando o resultado esperado.

Quer saber quais são as principais métricas que a sua empresa precisa acompanhar? Veja agora 14 tipos de indicadores de RH para implementar na sua organização!

1. Absenteísmo

A taxa de absenteísmo se refere aos atrasos e faltas dos funcionários. Não é nenhuma novidade que se eles estão satisfeitos e motivados, gostam do seu ambiente de trabalho, evitarão ao máximo faltar ao emprego, pois entendem que se fizerem isso, prejudicará toda a equipe.

Quando um funcionário se atrasa ou falta, ele rompe o ciclo de tarefas e metas objetivadas para aquele dia. Por isso, acompanhar o indicador é uma maneira de verificar se ele está comprometido com a sua organização.

Caso contrário, é preciso trabalhar estrategicamente para descobrir o real motivo do acontecimento e criar ações visando mudanças de comportamento.

2. Folha de pagamento

Na folha de pagamento consta todas as despesas dos seus funcionários. Você precisa avaliar se a política de remuneração está de acordo com as expectativas da sua empresa.

Por meio de um software específico é possível cruzar os dados do faturamento bruto e líquido com as folhas de pagamento — de acordo com o número de trabalhadores.

Assim, você descobre se a empresa está faturando muito e o salário está baixo (podendo aumentar os benefícios para motivar a equipe) e, também, se as despesas (como o salário) estão altas e prejudicando os lucros.

Nesse caso, é preciso fazer um estudo completo dos custos de matéria-prima, procurando maneiras de reduzi-los ou aumentar o valor de venda. Se isso não for possível, é preciso considerar demitir os funcionários que não estão agregando valor para a organização.

3. Turnover

turnover, ou a rotatividade em português, é um dos tipos de indicadores de RH mais importantes. Afinal, se há muita rotatividade na sua empresa, certamente há algo errado que precisa ser melhorado imediatamente, você concorda?

Os custos para demissão, recrutamento e seleção e contratação de um novo talento (além do tempo investido no treinamento) são muito expansivos. Por isso, é ideal que o seu funcionário, treinado e qualificado, mantenha-se motivado e não saia da sua empresa.

A métrica permite analisar os números e motivos da rotatividade na sua organização, favorecendo mudanças de comportamento para que os resultados desse indicador sejam cada vez menores.

Por exemplo, se os funcionários estão migrando para a sua concorrente porque ela proporciona mais benefícios, talvez seja o momento de investir em treinamentos e aumentar o salário e benefícios. Assim, eles não pensam em mudar os seus caminhos profissionais.

4. Avaliação de desempenho

avaliação de desempenho é uma das métricas avançadas do setor de Recursos Humanos. Ela é importante para comparar se os funcionários estão desenvolvendo suas habilidades para melhoria constante do seu trabalho. A métrica deve ser aplicada em todos os setores, de forma que seja possível analisar e comparar a produção de cada um em um determinado período.

Se os indicadores são positivos, ótimo. Porém, caso os indicadores de RH sejam negativos, é necessário, primeiramente, conversar com os funcionários improdutivos para identificar o motivo de não terem atingido a métrica. Lembre-se de que jamais devemos expor uma pessoa ou chamar a sua atenção em público.

5. Clima organizacional

A avaliação de clima é uma das métricas mais básicas, contudo, uma das mais importantes. Para isso, é criado um formulário estratégico de perguntas e aplicado junto aos funcionários.

Por meio da pesquisa é possível identificar a satisfação, a motivação, o que eles pensam sobre a empresa, gestão e processos, benefícios e tudo o que é preciso saber.

Entender como se sentem e quais são as suas ideias e opiniões é fundamental para nortear todo o planejamento de comunicação interna. Com esse resultado, é possível criar ações para melhoria de todos os pontos negativos.

Para avaliar o clima não é necessário enviar um questionário gigante para o e-mail do funcionário, está bem? É importante ser objetivo e não tomar muito o tempo do colaborador, assim, evita que ele atrase o trabalho ou que não tenha paciência para responder com sinceridade todas as questões.

Além disso, é importante manter sigilo nas respostas, criando um questionário transparente, ético e sem que o funcionário precise se identificar. Aqui, o mais importante é que ele não se sinta pressionado em responder apenas com palavras positivas, mas sim, falar o que realmente pensa em todas as perguntas.

6. Liderança

O líder é um dos responsáveis pelo sucesso da sua organização. É ele quem conduz os funcionários para o caminho do sucesso, treina, chama a atenção quando necessário e proporciona um ambiente produtivo e prazeroso para se trabalhar.

Muitas vezes, o papel do líder ou gestor nunca é questionado e isso é um grande erro nas organizações. O líder é um funcionário como qualquer outro, por isso, os seus esforços também precisam ser mensurados.

Avaliar a liderança organizacional é importante para verificar se tudo está saindo conforme o planejado naquele setor em específico. Por isso, é importante identificar se o time está atingindo as metas e se a liderança está proporcionando que isso aconteça de maneira eficaz.

Caso contrário, pode-se ter liderados desmotivados. Assim, caso perceba incongruências, você deverá investir em treinamento, coaching e qualificação do seu líder para melhorar os resultados.

7. Horas extras

O indicador das horas extras está relacionado com a produtividade dos seus funcionários, bem como a taxa de absenteísmo e rotatividade.

Quando a empresa investe em excesso nelas é preciso entender que algo está errado. O primeiro passo é identificar o que está irregular. Alguns exemplos são:

  • o funcionário não está produzindo como deveria;
  • há sobrecarga no trabalho;
  • é necessário contratar uma pessoa mais ágil;
  • é necessário contratar um estagiário para ajudar;
  • os equipamentos de trabalho precisam ser melhorados.

Depois de identificado o problema, você cria estratégias para não precisar investir em horas extras. Assim, faz com que o seu funcionário seja produtivo e dê conta das suas atividades durante o período em que foi contratado.

8. Índice de retenção de talentos

O índice de retenção de talentos mostra a eficiência das estratégias direcionadas a esse público. É medido com base no número de talentos perdidos para o mercado ou para concorrentes.

Entretanto, a eficiência desse indicador depende da atualização e da criação de um “banco de talentos”, formado por profissionais identificados como eventuais candidatos a oportunidades futuras, por meio de critérios transparentes — como a avaliação de desempenho e os resultados obtidos.

Novamente, a entrevista de desligamento é mandatória para a compreensão dos pontos fracos da gestão. Esse KPI pode ser deliberado para cada área, de maneira a evidenciar possíveis áreas críticas e diferenças da empresa.

Nesse caso, é preciso agir nos departamentos problemáticos e diagnosticar as razões que levam os talentos a abandonarem a empresa. O estilo de liderança e a falta de perspectivas de crescimento estão entre os motivos mais comuns.

9. Produtividade

É necessário conferir como está o nível de produtividade do seu time e comparar os resultados dessa análise mensalmente. Afinal, é importante identificar se os funcionários estão prosperando ou se estão estagnados.

Além disso, é fundamental mostrar ao seu funcionário quais são as metas do dia e o que ele consegue realizar. Afinal, é imprescindível que ele veja se está atingindo os resultados e, caso negativo, é preciso estudar os motivos pelos quais ele não está produzindo conforme o esperado pela empresa.

10. ROI em treinamentos

O ROI (Return On Investment) é um indicador que pode ser executado a qualquer setor da organização, com o objetivo de mensurar o retorno alcançado com estabelecidos investimentos (ou realizar previsões de retorno). No RH, é muito usado para calcular o retorno em treinamentos.

Em casos como esse, nos quais o RH trata de investimentos, é preciso falar a língua dos negócios. Para uma empresa, não basta apontar que investir em treinamento é relevante. É necessário certificar o retorno que isso vai trazer.

Logo, o RH estratégico tem de aprender a justificar suas ações por meio de informações reais e concretas.

Veja como calcular:

  • ROI (%) = (Ganho obtido – Valor do investimento inicial) / Valor do investimento inicial x 100

Não existe um modelo para que o ROI seja apontado como satisfatório. Assim sendo, quanto maior, mais eficaz. Todavia, não apresse a avaliação dos retornos nos treinamentos, visto que alguns só poderão ser observados ao longo prazo. Isso precisa ser levado em conta para se ter um resultado relevante.

Esse indicador pode mostrar também possíveis falhas cometidas no treinamento de times. Várias vezes, os resultados atingidos não são os almejados devido a erros no próprio método em si, o que exige o seu aperfeiçoamento.

De qualquer maneira, nesse período, não abandone o treinamento da equipe e fortaleça a essência disso com os grupos de trabalho.

11. Lucratividade

A lucratividade tem sido gradativamente mais utilizada como um indicador na empresa. De modo rápido, pode ser resumida como o quanto a organização ganha por colaborador que tem efetivado. Muitas organizações não sabem, porém, todo profissional tem um valor estimado em números.

Na maioria das vezes, o empregador pensa no funcionário como um custo. Mas as empresas que entendem o valor do capital humano querem compreender o lucro que cada um traz para os negócios.

Para calculá-lo, é necessário levar somente dois componentes em consideração: o número de funcionários que atuaram na empresa no mesmo prazo e o lucro em determinado período (trimestre, semestre, ano).

Veja como calcular:

  • Lucro por empregado (R$) = Lucro / Número de funcionários

É interessante ter um lucro elevado por colaborador, mas também é necessário ter cautela. Tenha certeza de que não existem poucos funcionários para executar as tarefas. Caso isso ocorra, é possível que eles estejam sobrecarregados e erros poderão acontecer no dia a dia, por exemplo.

12. Custo per capita de benefícios corporativos

Esse indicador aponta os custos da empresa com os benefícios corporativos concedidos, de forma per capita. Trata-se de uma comparação entre os gastos absolutos e o número de colaboradores presentes na folha de pagamento, em um mesmo período.

Consideram-se os benefícios comuns a todos, inclusive, os previstos na legislação e no acordo coletivo da categoria. Como as vantagens fazem parte da estratégia de retenção e atração de talentos, essa métrica ganha ainda mais ênfase.

Para um diagnóstico mais aprofundado, é fundamental confirmar se as vantagens oferecidas são realmente valorizadas pelos colaboradores. Diversas vezes, a instituição assume custos que não acarretam os impactos previstos nos índices de motivação e engajamento das equipes.

Uma prática crescentemente propagada é liberar que o próprio colaborador opte por sua carteira de benefícios, dentro de um portfólio estipulado. Assim, é possível assegurar o bem-estar de todos, independentemente do momento pessoal ou do perfil.

13. Cumprimento do plano orçamentário

A execução do Plano Orçamentário é uma métrica financeira, diretamente relacionada às despesas de RH. Na prática, esse indicador analisa a competência de planejamento e aplicação do setor, já que o orçamento anual é aprovado no exercício anterior, a fim de garantir o cumprimento correto dos valores.

Em função disso, é essencial acompanhar todos os gastos com cautela, já que os imprevistos e demandas emergenciais podem surgir a qualquer instante. E claro, preparar o orçamento do próximo ano com antecedência, tomando como base um levantamento de necessidades completo.

14. Acidentes no local de trabalho

Ser capaz de medir o número de acidentes no local de trabalho será extremamente importante e útil para evitar problemas futuros. Por exemplo, é bastante comum observar placas nas organizações com mensagens como “X” dias sem acidentes de trabalho.

Eles são utilizados para mensurar a exposição dos colaboradores a algum tipo de risco dentro da organização. Os indicadores de RH de acidentes são essenciais para aprofundar o tema dentro das empresas e para criar ações preventivas nas principais áreas da empresa.

Tudo isso com o objetivo de assegurar a saúde, bem-estar e qualidade de vida do trabalhador. Afinal, proporcionar a segurança é uma responsabilidade que não pode ser omitida, você concorda? Sendo assim, procure manter esse indicador sempre zerado.

Bônus: entenda mais sobre a importância dos indicadores de RH

Como vimos anteriormente, os indicadores de RH são métricas para avaliar diversos setores dentro de uma empresa, incluindo capital humano, custos de trabalho, retorno financeiro, treinamentos e muito mais.

Eles são extremamente importantes para avaliar se as estratégias estão dando certo ou se é necessário modificar algumas ações no planejamento estratégico.

Sendo assim, os indicadores de RH utilizam dados e algoritmos para avaliar questões-chave para o desenvolvimento do negócio.

Veja para que servem

Os indicadores de RH ajudam avaliar se os investimentos estão trazendo resultados e se a empresa está crescendo. Além disso, é possível avaliar dados diários, semanais, mensais e anuais — assim, pode-se fazer uma comparação para ter uma análise mais precisa.

Eles ajudam a tomar decisões baseadas em dados reais do negócio e permitem implementar ações mais eficazes. Com eles, é possível criar relatórios inteligentes e com diagnósticos mais precisos. Dessa maneira, a empresa pode avaliar os seus resultados e conferir se as metas estão sendo alcançadas.

Qual é a importância de mensurar o desempenho de cada setor

Além de trabalhar com a análise geral para ter um panorama amplo sobre a empresa (como turnover, absenteísmo, hora extra e clima organizacional) é essencial conferir o desempenho por setor.

Sendo assim, é importante fazer uma análise isolada, por exemplo: você pode identificar que somente o setor da produção está com alto índice de horas extras. Portanto, é preciso conferir quais são os motivos dos funcionários para identificar o problema e resolvê-lo.

Da mesma maneira, você pode perceber que no setor comercial há muita rotatividade. Portanto, é preciso conferir como está o índice de retenção de talentos e criar um planejamento mais efetivo e parar de perder funcionários para a concorrência!

Viu? Esses são apenas alguns exemplos para demonstrar que você precisa ter uma visão ampla, no entanto, também é preciso avaliar os setores na sua individualidade. Somente quando você tem um panorama de todos esses processos consegue criar um planejamento que resolva as principais dificuldades da sua empresa.

Saiba como melhorar o desempenho por meio dos indicadores de RH

Também é muito importante ressaltar que não adianta apenas ter indicadores de RH e não saber como utilizá-los. Por exemplo, muitas empresas utilizam os murais de comunicação interna para expor os dados mensais, no entanto, não fazem uma reunião com a equipe para explicar e mostrar a importância daquele estudo.

É muito importante envolver o time em cada tomada de decisão e, mais do que isso, mostrar que a empresa está crescendo aos poucos. Nessas reuniões os funcionários têm liberdade para expor o seu pensamento e também para sugerir melhorias para o setor.

Veja quais são as ferramentas que auxiliam na mensuração e análise de indicadores de RH

Agora que você aprendeu tudo sobre os principais indicadores de RH, vamos conferir algumas ferramentas que ajudam nessa análise? Venha conosco que vamos mostrar as principais!

Appraisd

O Appraisd é uma ferramenta que ajuda a avaliar o desempenho do time. A plataforma permite organizar os objetivos, caminhos do desenvolvimento profissional e coleta de feedback. Assim, os colaboradores podem acessar a plataforma e conferir o seu desempenho, além de atualizar os seus objetivos diários.

Reviewsnap

O Reviewsnap ajuda a avaliar o desempenho dos funcionários, bem como mapear as principais competências necessárias para o bom engajamento da empresa. Dessa forma, diariamente o funcionário pode acessar a plataforma e conferir como está o seu crescimento profissional. Ele também permite gerenciar as próprias metas.

Runrun.it

O Runrun.it ajuda na gestão de equipes avaliar o desempenho: mostra quais são os trabalhos concluídos e os que estão em desenvolvimento. Dessa forma, a plataforma permite organizar as tarefas diárias e ter uma visão ampla sobre as pendências de cada setor.

Sonda RH

O Sonda RH permite coletar informações importantes sobre o que os funcionários pensam sobre determinados assuntos relacionados ao clima organizacional. Dessa maneira, fica mais fácil criar um planejamento para melhorar a satisfação dos colaboradores.

Ideia RH

O Ideia RH ajuda a empresa a administrar as ideias inteligentes dos funcionários para melhorar o desempenho da equipe. Com ele, é possível gerar grandes projetos, promover melhorias, conter os custos e muito mais. A plataforma ajuda a entender o ponto de vista do funcionário e criar ações significativas para o crescimento da empresa.

Performance RH

O Performance RH permite avaliar o desempenho de uma maneira simples e prática. Com ele, é possível avaliar a evolução dos processos e resultados: ele propõe a gestão e a avaliação de indicadores de RH quantitativos e também qualitativos do funcionário. Assim, se torna muito mais fácil mensurar a realidade do setor e melhorar a tomada de decisão estratégica.

Analytics RH

O Analytics RH é uma ótima alternativa para avaliar os resultados com dados reais da empresa em formato de gráficos. Dessa forma, é possível ter uma visão ampla sobre todos os setores: ele permite acompanhar todos os indicadores de RH promovendo uma gestão eficaz. Assim, ajuda a melhorar todo o processo na tomada de decisão estratégica.

Em resumo, conhecer os principais tipos de indicadores de RH é importante para que as metas da empresa sejam sempre alcançadas e mensuradas. Por isso, escolher as métricas de acordo com a realidade da sua marca é imprescindível para ter sucesso na avaliação dos resultados.

Dessa forma, todos os indicadores de RH de desempenho citados ao longo do conteúdo são essenciais para ter uma percepção real sobre o impacto da gestão de pessoas na rentabilidade da organização. Quando utilizados de boa forma, trazem significativas melhorias para a empresa. Sendo assim, não deixe de aplicá-los na sua e apresente por meio deles o verdadeiro valor do RH estratégico!

Responda para nós: você gostou do post sobre os indicadores de RH? Se sim, aproveite agora mesmo para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de conteúdos interessantes como este!